quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Definidas as regras para desfile dos burlescos

Definidas as regras para o desfile dos cinco blocos burlescos que participarão do Carnaval 2014 emPelotas. Candinha da Cerquinha, Mafa do Colono, Bruxa da Várzea, Bafo da Onça e Tesoura da Tiradentes terão de limitar o número de participantes, que deverão usar pulseira, e de carros alegóricos (veja no quadro). A forma de distribuição das pulseiras, se serão pagas ou gratuitas, ficará a critério de cada entidade, conforme acordado em reunião realizada na terça-feira (28) no 4º BPM, entre representantes dos blocos e da prefeitura, e Brigada Militar.

Que o Carnaval será diferente, com adaptações às mudanças nas regras, no local e no formato, as partes envolvidas já sabem. São várias as dúvidas que cercam todos, mas há um objetivo em comum: buscar maior segurança. Em função disso já havia sido definido anteriormente que os burlescos não fariam concurso, até porque não sabem quanto tempo vão levar na passarela e na passagem pelos 12 bretes (de ferro e com três a quatro metros cada) de controle às pulseiras. Tudo é novo para todos.

A Brigada Militar é clara: não quer mais que a noite dos burlescos seja sinônimo de spray de pimenta, balas de borracha, bastão e granada, por considerar que dessa forma deixa de ser uma festa popular para se tornar um episódio de confronto. A continuar assim, considera ser o início do fim para a categoria. O capitão Daniel da Silva mencionou que no Carnaval passado havia menores ingerindo bebida alcoólica nos carros alegóricos, foliões drogados e motoristas dos veículos embriagados. Ou seja, entende que se perdeu o controle do que acontece no desfile, por falta de planejamento e organização. Em 2013 foram presos em flagrante alguns condutores, caminhões recolhidos e registradas várias situações envolvendo menores. “Isso nos preocupa. Ano passado não tínhamos mais efetivo para arcar com o número de motoristas dirigindo bêbados, então chamamos a Balada Segura”, disse.

O controle de seus foliões foi o requisito mais falado na reunião e as entidades terão de assumir esse comando, frisou o capitão Bastos Alves. “A Brigada Militar não é contra o Carnaval, tanto que estamos aqui para organizar”, assinalou o capitão Daniel da Silva. Confira como vai funcionar o esquema de desfile dos burlescos:
As normas:
- Cada bloco poderá ter até três caminhões (se não quiser, não levará nenhum)
- Cada caminhão poderá transportar até 20 pessoas
- Todos os que desfilarem, no chão ou no caminhão, deverão estar com pulseira
- Os blocos poderão desfilar com até cinco mil pessoas, no máximo
- Cada pessoa que pegar uma pulseira será cadastrada pelo bloco. O cadastro servirá para que a BM possa localizar inclusive foragidos da polícia que se infiltram nos desfiles
- As pulseiras serão distribuídas gratuitamente ou cobradas. A decisão caberá a cada bloco
- A distribuição, onde e quando, também ficará a cargo de cada bloco
- Cada bloco terá pulseira de uma cor
- A confecção do material ficará a cargo da prefeitura
- Pelo menos este ano os foliões poderão desfilar até nos cinco blocos se quiserem, desde que tenham as cinco pulseiras de cores diferentes
Fonte: Diario Popular

3 comentários:

  1. onde e como conseguimos essas tais pulseiras???

    ResponderExcluir
  2. Estão de palhaçada agora como conseguimos as pulseiras //é uma idéia boa só acho que vai ser dificil conseguir pulseiras pq no final tudo vira bagunça;;

    ResponderExcluir
  3. Moema, são regras básicas em acordo com a Brigada Militar para garantir a segurança de todos os foliões. As pulseiras em breve divulgaremos notícias de local onde pegar e qual entidade burlesca já tem.
    Agradecemos seu comentário
    Equipe de divulgação do Carnaval de Pelotas

    ResponderExcluir